23 de outubro de 2006

LXXI - A Lição da Borboleta

Num certo dia, um pequeno buraco apareceu num casulo.
Um homem sentou-se e observou a borboleta por várias horas, a borboleta esforçava-se para fazer com que o seu corpo passasse através daquela pequena abertura.

Então, pareceu-lhe que a borboleta estsva com dificuldade em sair do casulo; parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não lhe restavam mais forças...

O homem decidiu ajudar a borboleta: pegou numa tesoura e cortou o restante do casulo.

A borboleta assim saiu facilmente.

Mas o seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que se ia afirmando.

Nada aconteceu!

Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com o corpo murcho e com as asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar!

O que o homem, com a sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendeu que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, a fim de a deixar pronta para voar.


Algumas vezes o esforço é justamente o que precisamos na nossa vida.


Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele deixar-nos-ia fracos e ignorantes. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Artur, gosto muito da quinta-essência e leio com voracidade tudo quanto nos envias, no entanto e pela primeira vez... o que é bom, pois já vamos em LXXI, senti vontade de te dizer que esta me pareceu um bocado bull-shit... desculpa, mas atendendo à habitual qualidade, esta pareceu-me um pouco forçada. Ainda assim, muito obrigado pela partilha.

Abraços e gostava de estar contigo antes do natal para te ofertar o meu habitual postal da ocasião.

quinta-feira, maio 24, 2007 7:02:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home