6 de março de 2008

CXXXII - Hipnopompia

Existe uma epidemia de perda de sonho nas grandes cidades.
Se houver apenas pesadelos nos sonhos dos humanos, o mundo dos sonhos tornar-se-á exclusivamente o mundo do pesadelo! O mundo real e o mundo da imaginação são interdependentes. Funcionam como vasos comunicantes.
Sem o trabalho do sonho, o nosso mundo vai empobrecer cada vez mais. Temos de albergar aspirações grandiosas. O homem precisa de se reinventar, de reabilitar o desejo das construções imaginárias, de fazer renascer a sede de utopia a fim de alimentar o inconsciente colectivo.
O progresso não manteve as suas promessas. Constituía uma fonte de esperança, tornou-se uma fonte de inquietude. Deixámo-nos despojar da capacidade imaginativa, as nossas viagens interiores estão em vias de extinção. Os nossos desejos, o nosso desejo está a desaparecer! O progresso do século XX atingiu um ritmo de tal modo acelerado que o homem contemporâneo, totalmente ultrapassado pela complexidade do seu mundo, se resignou a ser um mero observador passivo de uma ordem a priori incompreensível. Dobrado sobre o seu universo pessoal, recusou o esforço do trabalho do sonho, privando-se pura e simplesmente da sua capacidade de acção, do seu poder transformador.
O sonho permite ao homem ir buscar ao fundo de si mesmo, os seus recursos inconscientes, recursos dos quais ele é único detentor. Desse modo, pode aumentar o seu potencial enquanto indivíduo e a sua criatividade, a sua maneira muito própria de pensar, de construir.

algumas notas de O Mundo de Cosmo, Hélène Guétary.

6 Comments:

Blogger ...QUE VOA... said...

Concordo perfeitamente, com esta teoria só que a realidade, sistemas em que estamos inseridos faz pagar um preço muito gande. Será que o homem está disposto a paga-lo? Quem vai ao fundo de si mesmo é o que , neste sistema? Quantos sao aqueles que nao desistem?
Sofre-se muito por aqui!

quinta-feira, março 06, 2008 6:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O sonho é a 5ª essência da vida,imagina-a , sem ela.
O adn da imaginação, da fruição e
da beleza.
Com 5ª essência a epedimia "is out".adri7

sexta-feira, março 07, 2008 7:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É epidemia e não epedimia,sorry.
adri7

sexta-feira, março 07, 2008 7:52:00 da manhã  
Blogger hugo37 said...

Os sonhos de hoje resumem-se a:
"Quero um T2, onde podemos morar os dois, com vistas para o mar e um jardim, e um carro para eu pagar, em suaves prestações, a cavalo na euribor, com um spread baixinho e um televisor, de plasma, mas com blue ray......."
E onde está o cabalo branco?? E o Red Canyon?? E os dragões?? Ah, esses sim, fazem-nos sonhar!!!
Sonhar é a preto e branco?? a 12 megapixeis?? Como é sonhar??
É preciso um aparelho astrologico, ultra mega triptónico com bufadeiras de ectoplasma e vapor azul que funciona a respirações??
Ou basta contemplar?? Oh!! queres ber?? Num me digas que um gajo contempla, contempla, e de repente, sem dar fé, um rasgo de energia criativa aborda-nos e começamos a vislumbrar princesas e reis e mundos de fábula, com unicornios malhados e tigres com asas e castelos nas nuvens e todos voamos com a força do pensamento, mas em segurança, com um mini paraquedas preso no capacete de couro e óculos de aviador e não há poluição, nem guerra, nem exploração infantil, nem pedófilos, nem assassinos, nem policias.........
Que sonho!

sexta-feira, março 07, 2008 10:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este hugo37 sabe sonhar.Que bom!
O sonho, a fantasia são a matéria prima por excelência, da realidade. Imagine que alguém, teria o desplante do proibir sonhar? Sonhar é bom, viver ainda melhor!

sábado, março 08, 2008 12:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sonhar faz sentido mas acima de tudo dá sentido ao que temos!

Um beijinho Artur! Quero sempre sonhar!

Susana

segunda-feira, março 10, 2008 9:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home