3 de novembro de 2007

CXXII - da “cultura de queixas” para a "cultura que culpabiliza os infelizes"

“Pense positivo. Afaste-se do negativo” : a receita parece mais fácil do que a do bolo instantâneo. Mesmo sem o repararmos, o nosso bolo da “violência sem nome” vai ficando pronto.
Muitos campeões da positividade instam-nos a ostracizar as pessoas negativas – queixosos e “vítimas” –, com a desculpa de que estão “fadadas à derrota”. A obrigação moral de pensar positivamente pode acrescentar um peso sobre as pessoas doentes ou passando por outra qualquer forma de sofrimento. Não só não conseguem melhorar como também não conseguem sentir-se bem, por não melhorarem, o que é verdadeiramente sinistro. No culto da positividade parece reduzir-se a nossa tolerância em relação ao sofrimento dos outros. Afastando-nos de uma “cultura de queixas”, que apoia as “vítimas”, passámos a ser cada vez menos tolerantes para com as pessoas que estão a passar por uma má fase. São só uns minutinhos, a 180 graus, uma palmadinha humilhante nas costas do outro e já está! Passemos sem mais demora à “positividade do nosso umbigo”!

3 Comments:

Blogger Silvia Madureira said...

Não sei se o comentário anterior chegou...mas tinha escrito o seguinte. Uma colega minha um dia teve uma grande depressão e todos os colegas se afastaram...um dia chorou à minha beira porque sentia-se sozinha agora que precisava mais das pessoas...vendo esta situação fui chama-lhos à consciência e um deles disse: "todos temos problemas." Se podesse dava um estalo ao rapaz pelo simples facto de que o facto de termos problemas não nos deve tornar egoístas mas deixar que possamos unir as nossas forças uns com os outros.

beijo

sábado, novembro 03, 2007 9:04:00 da tarde  
Blogger ...QUE VOA... said...

Passemos sem mais demora à “positividade do nosso umbigo”!

FANTÁSTICO!

melhor descrição para os dias de hoje não há.

Há sintonia entre nós e já agora música também!(lemrei-me da famosa Dina.

Depois de ter resolvido finalmente enviar as minhas queixas escritas a 1 de Agosto, espero poder fazer com que esta do “Pense positivo. Afaste-se do negativo” nao faça tanto eco em mim para assim poder ter coragem para falar e gente pa me ouvir.
um beijo enorme
TI AMO

quarta-feira, novembro 07, 2007 12:29:00 da manhã  
Blogger f said...

Acho q.o pensamento é uma direcção!

Não me acho mais ou menos egoista...por me achar seguir dada direcção...

Ouvir é uma dádiva...ouvir as queixas dos outros não faz de ti pior nem melhor...faz de ti um amigo! agora depende da capacidade cada um compreender aonde quer ir com a sua direcção!

terça-feira, novembro 27, 2007 12:35:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home