10 de outubro de 2006

XLV - A Solução dos Problemas

O Problema não é o facto de existir problemas.

O Problema é o facto de querermos, à partida, que a solução para o nosso problema seja esta e não aquela. TEMOS SEMPRE A SOLUÇÃO PRÉ-SELECCIONADA!

Quando temos um problema centramo-nos imediatamente na sua solução e não escutamos o que ele nos tem para dizer; não nos interessa como chegamos até então; não sentimos verdadeiramente os nossos sentimentos; muitas vezes não reconhecemos a nossa responsabilidade na mudança, de tão desesperados que estamos em não querer mudar. Assim, pensamos que o que é necessário, é acabar depressa com o mal estar que o problema traz, para assim podermos continuar a ser como somos. Sem mudanças, só sem problemas! – EIS O QUE PRETENDEMOS.

Quando temos um problema procuramos imediatamente a sua solução para que o mal estar se dissipe e para que a tirania da nossa vontade seja de novo restabelecida. ESTE É, DE FACTO, O PROBLEMA.

Não existe solução para um problema que não foi devidamente escutado.

É necessário que o problema amadureça dentro de nós, é necessário acolhê-lo com serenidade, deixá-lo falar, pois nele mesmo, e só nele mesmo, reside a solução.