27 de fevereiro de 2009

CLIX - da Unidade com o Absoluto

texto apresentado por est*elinha
Leonardo Boff explica:
'No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, perguntei-lhe no meu inglês capenga:
- 'Santidade, qual é a melhor religião? ‘
Esperava que ele dissesse: 'É o budismo tibetano' ou 'São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo. ‘ Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, olhou-me bem nos olhos – o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta – e afirmou: 'A melhor religião é a que mais te aproxima da Unidade com o Absoluto. É aquela que te faz melhor. ‘
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- 'O que me faz melhor? ‘
Respondeu: - 'Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, da sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...
A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...'
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.
Breve diálogo entre o teólogo Leonardo Boff e Dalai Lama

1 Comments:

Blogger Zé Miguel Gomes said...

A religião somos todos nós dentro de cada um...

Fica bem,
Miguel

quarta-feira, março 04, 2009 3:58:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home