7 de junho de 2006

XIV - É Agora!

– Bom dia, como estás? – Pergunto a alguém sem tempo para ouvir a resposta;
O Ponto de Interrogação é mera formalidade!

– Estou...

– É uma chatice... pois... haa... isso passa. Pensamento positivo. – Tento abreviar a conversa, ao mesmo tempo em que dou dois passos para a frente, para aumentar a distância.

– Mas eu...

– Estou com pressa. Até logo. Agora não! Fica bem. Tá?

– Mas eu...

– Ah, eu não! Depois telefono. Fica bem. Vai tudo correr bem, tenho a certeza. Vais ver que tenho razão. Fica bem. Depois contas-me. PENSAMENTO POSITIVO!



E assim se vive. A compulsar.



Andamos sempre com pressa, sempre sem tempo e sempre atarefados.

Como é grande o nosso Ego.

Tanto trabalho!
Tanto estudo!
Tanto esforço!

Sempre a compulsar...

Uns atarefados com o trabalho, que é sempre muito e o dinheiro sempre pouco. E os sonhos são...caros!

Outros, atarefados com o estudo e com o saber. Saber mais para ser melhor. E quem não sabe muito, não pode...ajudar!

Temos de fazer isto hoje, amanha estudar aquilo, para “depois” ser e estar melhor.

Tanto trabalho!
Tanto estudo!
Tanto esforço!

Tudo isto – voltamos a pensar – para “depois” ser e estar melhor.


Voltamos a compulsar...


A nossa verdade é sempre “depois”. O nosso dia é sempre “amanhã”.


É claro que não é fácil admitir que isto se passa connosco!

Temos uma noção materialista da Felicidade: queremos mais, mais e mais. O nosso Grande Ego quer sempre mais, mais e mais. Amanhã quero mais do que aquilo que tenho hoje.


Mas,
E se por um acaso, nos fosse dito que apartir de agora, e para além do nosso esforço, não melhoraríamos nem materialmente, nem espiritualmente, como seria?

Ficaríamos tristes e descontentes? Porquê?

Não passaríamos, então, a viver só com aquilo que temos e somos, agora?

Não passaríamos a prestar maior atenção ás coisas simples da vida?

Não passaríamos, simplesmente e sem compulsão, a reparar que as coisas simples do dia-a-dia são, afinal, as portas e as janelas para a Felicidade?

Não passaríamos, realmente, a ser e a estar melhor, agora?

O que temos e somos, AGORA, já chega para sorrir e para ajudar quem precisa.
O que temos e somos, AGORA, já chega para se ser e estar FELIZ.

Haja Atenção, Calma e Alegria.

Não é “depois”. É AGORA.