6 de junho de 2006

IV - Estar

Nada está certo ou errado, mas pensar torna as coisas certas ou erradas. Deixamos de acreditar na realidade e passamos a acreditar no pensamento. E quando somos empurrados para o abismo, os nossos pensamentos acompanham-nos e não nos servem de nada.
Henry Miller


É estranho partir e ter muito para levar. E chegar e tudo para nada servir. É estranho reparar que o que tem valor não se leva, traz-se. Traz-se no coração.



Quando lá cheguei, esse lá, lá não estava. Ou quase lá não estava.
Nada correspondia às minhas expectativas. Ou quase nada correspondia às minhas expectativas.
Senti-me desafiado: ou Aceitava a Realidade ou agarrava-me ás Expectativas que trazia. Se me agarrasse ás expectativas que trazia - ou levava- tinha que lutar contra a Realidade.
Mas como lutar contra a Realidade? Como lutar contra aquilo que é, realmente?
Afinal, só me restava ACEITAR a Realidade em toda a sua diferença. Só assim iria conseguir uma interacção real. Só aceitando a Realidade como ela realmente é, é que realmente se vive sem frustração e de forma construtiva. Posso não concordar com ela, mas primeiro existe um Sim, e só depois a mudança na reciprocidade.
Não fiquei triste por ter expectativas erradas ou infundadas. Ou quase erradas.
Fiquei feliz por conseguir agarrar o desafio, por ter tido, naturalmente, a capacidade de o aceitar.
Aprendi a aproveitar a oportunidade de aprender. Aprendi a não me sobrepor à Realidade. Trabalhei e o milagre aconteceu. E assim, afinal, já lá estava.

foto de Helena Pintalhão