21 de março de 2011

CLXXXIX - Árvore Cósmica

A árvore cósmica para os druidas representava o “centro”, ponto de união entre o macro e o micro: a sua seiva supria a chuva celestial e os seus frutos proporcionavam a imortalidade (o retorno do ser a um estado paradisíaco).

Assim ocorria com os frutos da Árvore da Vida que se encontrava no Éden, as maçãs de ouro do Jardim de Hespérides e o pêssego da Si-wang, a seiva de Haoma Iraní. O Hiomarigi japonês também é valorizada como uma árvore cósmica, igual a Boddhi, junto da qual Buda alcançou a plena iluminação.

O simbolismo chinês conhece a árvore da fusão: une o Ying com o Yang (Cruzamento das flores masculinas e as femininas da árvore).


Assim mesmo, as categorias das árvores: as folhas caducas e as folhas perenes estão afetadas por signos opostos: um simboliza o céu das mortes e renascimento; e o outro representa a imortalidade da vida, quer dizer, das manifestações diferentes de uma mesma identidade.


Na Bolívia e no Haiti, a árvore não é só deste mundo, ela sobe para mais longe. Vai dos infernos aos céus, como um caminho de viva comunicação.


Para os celtas a árvore cósmica tinha o nome de Bilé, no idioma irlândes, e a germânica se chamava Iggdrasil no idioma antigo nórdico (Old Norse).

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sólo quiero decir lo que es un gran blog ha llegado hasta aquí! He estado alrededor durante bastante tiempo, pero finalmente decidió mostrar mi aprecio por vuestro trabajo! Pulgar hacia arriba, y mantenerlo en marcha!

domingo, maio 01, 2011 6:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia bonito página , apreciei muito, penso que poderiamos fcar blog palls :) lol!
Tirando as piadas chamo-me John, e como tu publico paginas embora o foco da minha página é muito diferente deste....
Eu desenvolvo websites de poker sobre ofertas grátis sem ter de fazer depósito sem arriscares do teu bolso......
Apreciei imenso o que li aqui nesta 2a visita
Virei aqui mais vezes
Ps:Peço desculpa pelo meu portugues ruim

segunda-feira, maio 09, 2011 2:32:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home